www.edifique.arq.br

Construção, Meio Ambiente e Saúde.

Página inicial - Acabamentos

Complementos

Conforto - Infraestrutura

Instalações

Planejamento - Sistemas estruturais

Vedações

| Banheiro |

A importância de seu planejamento.

Ao contrário dos demais ambientes de uma edificação que recebem mobília, as áreas molhadas, entre elas o banheiro, têm aparelhos fixos. Enquanto naqueles ambientes mobiliados exista certa flexibilidade no leiaute após a conclusão da obra, o mesmo não se dá quanto ao banheiro, em particular, sem grandes transtornos e dispêndio. Assim , o planejamento do banheiro deve ser cuidadoso, buscando-se os espaços requeridos para a utilização confortável e segura dos diversos aparelhos ali instalados.

Espaços recomendados em um banheiroVale lembrar que a exata posição de tais aparelhos sanitários embora seja indicada no projeto, está condicionada, ainda, à execução prévia, pertinente, de instalações - pontos de abastecimento d'água, esgoto e instalação elétrica - necessárias ao seu funcionamento.

Não menos importante é a questão da ventilação, ou seja, o atendimento do requisito relativo ao suprimento de ar fresco suficiente para a remoção dos odores nocivos e ou desagradáveis. De acordo com o Código de Obras da Prefeitura do Município de São Paulo, por exemplo, a ventilação natural do banheiro deve ser garantida através de abertura com área correspondente à 5% daquela do ambiente.

Atenção especial deve ser dedicada à adequação do banheiro às necessidades das pessoas portadoras de deficiências. Os requisitos para tal estão contidos na Lei 11.345/93 e na NBR9050.
 




Veja também:






powered by FreeFind


www.edifique.arq.br
Fale conosco: edifique@edifique.arq.br
Copyright © 1999 [edifique - um sítio de internet com conteúdo]. Direitos reservados.