www.edifique.arq.br

Construção, Meio Ambiente e Saúde.


| Caixa de Gordura |

Importância no escoamento dos resíduos líquidos das cozinhas.

As instalações - normalmente embutidas nas alvenarias ou enterradas - que conduzem os resíduos líquidos originados em nossas construções devem ser planejadas e executadas cuidadosamente. Os entupimentos, infiltrações e vazamentos que podem ocorrer nas tubulações colocam em risco a saúde dos habitantes bem como a qualidade do meio ambiente. É importante, assim, que tais instalações sejam dotadas de equipamentos que permitam o controle do funcionamento delas, bem como o fácil acesso a todo o conjunto para limpeza, manutenção e reparo.

Planta esquemática com a indicação da caixa de gordura.

Um dos equipamentos importantes, nesse sentido, é a Caixa de Gordura. Instalada, normalmente, na tubulação de esgoto da pia de cozinha, essa caixa tem como função, como já indica o próprio nome, a retenção das gorduras originárias da preparação dos alimentos e da limpeza dos utensílios correspondentes. Impede, dessa forma, a caixa de gordura, que essas substâncias atinjam a rede principal do esgoto diminuindo seu diâmetro interno devido às incrustações e provocando entupimentos.

Além dos tradicionais materiais de construção as caixas de gordura podem ser construídas ou fabricadas com materiais que atendam as exigências de estanqueidade, durabilidade, resistência e imunidade às substâncias químicas.



Veja também:






powered by FreeFind



www.edifique.arq.br
Fale conosco: edifique@edifique.arq.br
Copyright © 1999 [edifique - um sítio de internet com conteúdo]. Direitos reservados.