www.edifique.arq.br

Construção, Meio Ambiente e Saúde.


| Cisterna |

Armazenagem e utilização de água de chuva.

Sendo a água doce um recurso natural escasso, as diversas questões a ela relacionadas são hoje motivo de preocupação em todo o mundo. Dentre tais questões ganha relevo aquela que diz respeito à captação e armazenagem da água de chuva - procedimento já utilizado por antigas civilizações - para uso doméstico, industrial e agrícola.

Especificamente quanto à utilização doméstica, a água de chuva pode ser usada, por exemplo, na descarga de bacias sanitárias, na lavagem de roupas, utensílios de cozinha, na lavagem de pisos externos e calçadas, e ainda na irrigação de culturas e jardins.

Esboço de Sistema de Aproveitamento de Água de Chuva A água de chuva pode ser captada de telhados e pátios, através de calhas, condutores verticais e horizontais, e armazenada em cisternas ou aljibes, denominações estas que referem-se respectivamente, a reservatórios de maior e menor tamanho. É importante observar que as primeiras águas de chuva arrastam as impurezas existentes no seu trajeto e por isso devem ser descartadas através de uma caixa específica para tal fim. O volume das cisternas e aljibes deve ser calculado em função da demanda, considerando o regime de chuvas do local de implantação.

As cisternas, aljibes e reservatórios devem ser objeto dos mesmos cuidados exigidos para as caixas d`água, no que se refere aos materiais de execução, hermetismo, limpeza, etc. Alguns autores desaconselham a utilização da água de chuva como água potável, principalmente devido à poluição atmosférica.





Veja também:






powered by FreeFind


www.edifique.arq.br
Fale conosco: edifique@edifique.arq.br
Copyright © 1999 [edifique - um sítio de internet com conteúdo]. Direitos reservados.