www.edifique.arq.br

Construção, Meio Ambiente e Saúde.

Página inicial - Acabamentos

Complementos

Conforto - Infraestrutura

Instalações

Planejamento - Sistemas estruturais

Vedações

| Estrutura Metálica |

O emprego do Aço na Construção Civil.

O emprego do aço na construção civil, como elemento estrutural, tem apresentado na atualidade grande incremento. A possibilidade de composição de perfis os mais diversos assim como a execução de junções rebitadas, soldadas e parafusadas, tornam o material adequado para a realização de estruturas, tanto leves quanto pesadas.

Enquanto técnica construtiva a execução de estruturas metálicas pode ser tida como pré-fabricada.

Dois fatores relacionados ao comportamento do aço frente a agentes agressivos contribuíram para tornar seu emprego na construção civil menos difundido :
1º) a corrosão. Quando não protegidas, as peças metálicas enferrujam ou oxidam. Esse fenômeno está ligado à umidade e às características do ar. O clima do mar, do litoral e de zonas industriais densas são, nesse sentido, dos mais agressivos às estruturas metálicas.
2º) pouca resistência ao fogo. Embora não seja inflamável, o aço, quando exposto a altas temperaturas torna-se elástico. Perde assim sua capacidade de suportar cargas.

Componentes básicos da Estrutura Metálica. Atualmente, porém, a disponibilidade de novos tipos do material colabora para sua maior difusão e emprego como elemento estrutural, na construção civil.

No que se refere à corrosão, certos tipos de aço, hoje, já dispensam, sob determinadas condições, a proteção anti-corrosiva pois desenvolvem naturalmente uma camada superficial protetora (pátina).
Cuidados especiais, no entanto, sempre deverão ser tomados para a proteção da estrutura metálica contra incêndio.

Por suas complexidades, os projetos, as especificações e a execução de estruturas metálicas devem sempre ser encomendadas a Arquitetos ou Engenheiros especialistas.




Veja também:





powered by FreeFind


www.edifique.arq.br
fale conosco: edifique@edifique.arq.br
Copyright © 1999 [edifique - um sítio de internet com conteúdo]. Direitos reservados.