www.edifique.arq.br

Construção, Meio Ambiente e Saúde.

Página inicial - Acabamentos

Complementos

Conforto - Infraestrutura

Instalações

Planejamento - Sistemas estruturais

Vedações

| Iluminação |

O conforto para a visão.

As recomendações quanto à necessidade de níveis de iluminação adequados para a realização confortável de atividades visuais em ambientes internos - conforto visual - já se tornaram amplamente conhecidas. Sabe-se assim, que à determinadas solicitações da visão devem corresponder níveis ideais de claridade.

No interior de uma edificação, mesmo durante o dia, tais níveis dificilmente são conseguidos apenas com a utilização de meios naturais - janelas, iluminação zenital - sendo portanto necessária também, a utilização da iluminação artificial, assunto que dá margem à uma série de considerações. Isso porque, tão importantes quanto o nível de iluminação requerido, são: as características da fonte - tipo de lâmpada, cor da luz - e a maneira como tal iluminação será distribuída, além das características do próprio ambiente a iluminar.

A qualidade da iluminação.Disso dependerá como tal ambiente será percebido e como serão vistos os objetos no seu interior. À distribuição da luz estão relacionadas as luminárias a serem utilizadas, que poderão concentrar ou difundir a claridade.

As luminárias difusoras uniformizam tal claridade, eliminando as sombras. Já as luminárias direcionais, reforçam o contraste claro/escuro, necessário para a percepção da forma e textura dos objetos.





Veja também:







powered by FreeFind



www.edifique.arq.br
Fale conosco: edifique@edifique.arq.br
Copyright © 1999 [edifique - um sítio de internet com conteúdo]. Direitos reservados.