www.edifique.arq.br

Construção, Meio Ambiente e Saúde.

Página inicial - Acabamentos

Complementos

Conforto - Infraestrutura

Instalações

Planejamento - Sistemas estruturais

Vedações

| Infiltrações e Vazamentos |

Sua prevenção nas construções.

As infiltrações, assim como os vazamentos das quais algumas delas decorrem, talvez sejam os problemas mais frequentes em nossas construções uma vez que podem ter diversas origens - água de chuva, rompimento de canos e tubulações de água ou esgoto, água do subsolo, água de lavagem, etc. As consequências dessas infiltrações e vazamentos, principalmente em termos de riscos à saúde, como doenças respiratórias devidas ao mofo e à umidade, além da deterioração precoce da construção e danos ao meio ambiente, entre outras, são assim várias também.

Tais riscos podem ser evitados desde que sejam adotadas medidas adequadas, dentre as quais destacamos as que seguem e que não excluem outras:

Infiltrações e vazamentos nas construções - pontos vulneráveis.

1 - Quanto às características do solo: a água subterrânea e a água de chuva absorvida pelo solo infiltram-se nos alicerces danificando-os e, por capilaridade - fenômeno em razão do qual a água "sobe" através dos tijolos - danificam as paredes, e os pisos juntos a elas. A prevenção de tais infiltrações é obtida através da adequada impermeabilização dos alicerces e parte inferior das paredes.

2 - Quanto às características topográficas do terreno: atenção especial deve ser dada ao escoamento e drenagem da água de chuva. A água empoçada ou represada certamente acarretará infiltrações nas construções próximas a elas. As alterações no perfil natural do terreno deverão ser, assim, cuidadosamente planejadas.

3 - Quanto às características da construção: as Instalações hidráulicas e elétricas devem ser adequadamente protegidas e vedadas, assim como lajes, calhas e coberturas convenientemente impermeabilizadas e adequadamente drenadas. O telhado deve ter também inclinação adequada.

Muito importante ainda, é a impermeabilização e execução de dreno, pelo lado externo, de paredes em contato com terreno vizinho.





Veja também:





powered by FreeFind


www.edifique.arq.br
Fale conosco: edifique@edifique.arq.br
Copyright © 1999 [edifique - um sítio de internet com conteúdo]. Direitos reservados.