www.edifique.arq.br

Construção, Meio Ambiente e Saúde.

Página inicial - Acabamentos

Complementos

Conforto - Infraestrutura

Instalações

Planejamento - Sistemas estruturais

Vedações

| Lajes |

A laje como elemento estrutural e sua evolução.

Diversamente dos elementos verticais de uma edificação destinados à proteção e à criação de um ambiente interno ameno, as lajes, num edifício de vários pavimentos têm, ainda, outras funções. Devem suportar expressivas cargas móveis e fixas representadas pelo peso dos ocupantes, do mobiliário e pelo seu peso próprio. Originalmente executadas em concreto armado moldado in loco, as lajes exigiam nesse processo, a utilização de uma sub estrutura de apoio, normalmente de madeira.

Tipos de lajesEssa sub estrutura, além de cara, atravancava a obra até que pudesse ser retirada, impedindo a execução de outras tarefas nesse período. Com o advento de novos materiais, novos processos industriais e refinamentos no cálculo estrutural, foram alcançadas alterações significativas na execução e desempenho das lajes. Maior economia, menor peso, rapidez de execução, menor desperdício, limpeza na obra, são alguns  dos aspectos que podem ser ressaltados.

A diversidade de opções no entanto, torna mais importante a manifestação de profissional habilitado, Arquiteto ou Engenheiro, para a definição e dimensionamento do tipo de laje mais adequado para um caso específico. Não menos importante, é a exigência de qualificação e certificação, pelo Órgãos Competentes, dos produtos a serem utilizados.





Veja também:





powered by FreeFind

www.edifique.arq.br
Fale conosco: edifique@edifique.arq.br
Copyright © 1999 [edifique - um sítio de internet com conteúdo]. Direitos reservados.