www.edifique.arq.br

Construção, Meio Ambiente e Saúde.

Página inicial - Acabamentos

Complementos

Conforto - Infraestrutura

Instalações

Planejamento - Sistemas estruturais

Vedações

| Mecânica dos Solos |

A importância das sondagens
no terreno.

Como sabemos, o peso de uma construção é suportado e distribuído - através das fundações - pelo solo, o qual, dependendo de sua constituição, apresenta maior ou menor resistência. Assim também a construção, em função de seu maior ou menor peso, exigirá uma camada de solo com resistência compatível.

De uma maneira geral, os solos são classificados de acordo com suas partículas: pedregulho, areia, silte, argila. Dessa forma, o conhecimento obtido através de sondagens, do perfil geológico do terreno onde se pretende construir, é de fundamental importância para a escolha e dimensionamento da fundação.

Cuidados necessários na execução das fundaçõesOs dados relativos a tal perfil bem como às características da edificação permitirão ao especialista em mecânica dos solos projetar a fundação - superficial ou profunda - dependendo da camada do terreno apta a suportar a carga. A camada superficial dos terrenos por constituir-se habitualmente de solo orgânico, não deve ser utilizada como base para alicerces.

O correto conhecimento do solo é ainda de grande importância para que seja avaliada a oportunidade de execução de muros de arrimo e também, efetuados os escoramentos adequados, quando da necessidade de escavações, evitando-se assim, os perigosos deslizamentos de terra.

Infiltrações no terreno podem colocar em risco os moradores e as construções.




Veja também:





powered by FreeFind


www.edifique.arq.br
fale conosco: edifique@edifique.arq.br
Copyright © 1999 [edifique - um sítio de internet com conteúdo]. Direitos reservados.