www.edifique.arq.br

Construção, Meio Ambiente e Saúde.

Página inicial - Acabamentos

Complementos

Conforto - Infraestrutura

Instalações

Planejamento - Sistemas estruturais

Vedações


| Rachaduras em Paredes |

Formas de prevenção.

Em construções que não disponham de estrutura - de concreto armado, aço ou madeira - as próprias paredes suportam as cargas representadas pelo peso do telhado e das lajes. Tais cargas são então, através da alvenaria, conduzidas para os alicerces e daí para o solo. Quando se executam na parede aberturas de portas e janelas as cargas são dirigidas para as laterais dessas aberturas provocando, caso não tenham sido tomados os cuidados adequados, fissuras, trincas e rachaduras.

Trincas em paredes e formas de prevenção.Infelizmente, tais ocorrências são bastante comuns e todos as conhecemos. O problema torna-se ainda mais grave em paredes externas, pois, através das fissuras e trincas poderá haver a infiltração de água de chuva o que acarretará sérios danos ao edifício além dos riscos à saúde dos moradores. O mofo e a umidade são responsáveis por inúmeras doenças respiratórias, principalmente entre crianças e idosos.

Assim, muita atenção deve ser dada ao reforço das mencionadas aberturas através da execução de lintéis, como mostra a figura.




Veja ainda:





powered by FreeFind


www.edifique.arq.br - Quem somos.

Fale conosco: edifique@edifique.arq.br
Copyright © 1999 [edifique - um sítio de internet com conteúdo]. Direitos reservados.