www.edifique.arq.br

Construção, Meio Ambiente e Saúde.

Página inicial - Acabamentos

Complementos

Conforto - Infraestrutura

Instalações

Planejamento - Sistemas estruturais

Vedações


Fossa Séptica.

Prevenção de doenças e da contaminação do solo.

A contaminação do meio ambiente é um dos problemas cruciais da sociedade moderna. Todos conhecemos com relação ao assunto, os riscos de doenças e epidemias devidos ao não tratamento de esgotos e sua deposição em rios, córregos e espaços públicos, muitas vezes conduzidos em valas a céu aberto.

Muitos dos loteamentos em nosso País são atendidos por redes coletoras de esgotos, que os conduzem às estações de tratamento de efluentes. Nesse caso basta prever a conexão do esgoto da construção, à rede pública.

Detalhes da Fossa Séptica e Filtro Anaeróbio.Porém, grande quantidade de loteamentos não possui tais redes coletoras, dando margem aos problemas mencionados acima. Nesses casos é de extrema importância a utilização de fossas sépticas domiciliares, de forma a evitar-se doenças e a contaminação do solo. Vale lembrar que o esgoto não deve ser despejado na rede pública de captação de águas pluviais, prática infelizmente utilizada por desconhecimento dos riscos à saúde.

Dependendo das características de permeabilidade ou absorção do terreno onde deve ser instalada a fossa séptica, o efluente dela originado deve ser encaminhado para elementos específicos como: sumidouros, valas de filtração, valas de infiltração ou filtros anaeróbios. Periodicamente a fossa deve ser limpa. Tal operação - limpa fossa - deve ser realizada pelas prefeituras, ou por empresas credenciadas.




Veja ainda:





powered by FreeFind


www.edifique.arq.br - Quem somos.

Fale conosco: edifique@edifique.arq.br
Copyright © 1999 [edifique - um sítio de internet com conteúdo]. Direitos reservados.