www.edifique.arq.br

Construção, Meio Ambiente e Saúde.

Página inicial - Acabamentos

Complementos

Conforto - Infraestrutura

Instalações

Planejamento - Sistemas estruturais

Vedações


| Escadas |

Recomendações para a execução de escadas confortáveis e seguras.

Uma escada deve ser, antes de mais nada, confortável e segura. Confortável no sentido de exigir um esforço mínimo na sua utilização. Segura, para prevenir acidentes. Para tal deve ser "balanceada" ou seja, deve apresentar uma proporcionalidade entre a altura e a pisada dos degraus de forma a adequar-se ao passo normal de uma pessoa.

Tais altura e pisada não devem alterar-se ao longo do lance da escada. Um lance de escada deve ter também um número máximo de degraus, número esse estabelecido pelos Códigos de Obras das Prefeituras. O Código de Obras do Município de São Paulo, por exemplo, estabelece a obrigatoriedade de execução de patamar quando a escada vencer desnível superior a 3,25 metros.

Escada - a relação entre a altura e a pisada do degrau.Com relação à segurança, os códigos estabelecem largura mínima para escadas bem como a obrigatoriedade da instalação de corrimãos que devem ser contínuos, sem interrupção nos patamares, para auxílio aos deficientes visuais (NBR9050).

Não deve ser esquecida a necessidade - importante - de dotar as pisadas de características antiderrapantes. As escadas podem ser executadas com diversos tipos de materiais - podemos ter escadas de vidro, escadas de madeira, escadas metálicas, escadas de concreto, de pedras naturais!

 



Veja ainda:





powered by FreeFind


www.edifique.arq.br - Quem somos.

Fale conosco: edifique@edifique.arq.br
Copyright © 1999 [edifique - um sítio de internet com conteúdo]. Direitos reservados.