www.edifique.arq.br

Construção, Meio Ambiente e Saúde.

Página inicial - Acabamentos

Complementos

Conforto - Infraestrutura

Instalações

Planejamento - Sistemas estruturais

Vedações


| Energia Solar |

O Sol como fonte de energia renovável.

A preocupação com a economia de energia e a utilização de fontes alternativas ou renováveis, ganha atualmente especial importância devida a uma série de fatores - esgotamento dos recursos naturais, custos de geração das energias tradicionais, riscos de contaminação (energia nuclear), aquecimento global, etc. Nesse cenário, a energia solar apresenta-se como forma ideal para atender as exigências atuais quanto à sustentabilidade, suprindo necessidades como, por exemplo, o aquecimento de água para uso doméstico, principalmente aquela utilizada no chuveiro.

Elementos básicos de um sistema de energia solar.O sistema de aquecimento através da utilização da energia solar é bastante simples, constituindo-se basicamente de: coletores ou painéis solares, sistema de circulação da água e, caixa ou tanque com isolação térmica, para o armazenamento dela, aquecida, pronta para a utilização. Os coletores ou painéis solares, cuja função é captar o calor do sol e transferi-lo à água que circula no sistema, são instalados normalmente na cobertura das construções e orientados para a face Norte, a de maior insolação em nosso Hemisfério.

É oportuno observar que as tubulações do sistema, pelas quais circulará a água aquecida, deverão ter, também, isolação térmica para que não haja perda do calor no trajeto.




Veja ainda:





powered by FreeFind


www.edifique.arq.br
Fale conosco: edifique@edifique.arq.br
Copyright © 1999 [edifique - um sítio de internet com conteúdo]. Direitos reservados.