www.edifique.arq.br

Construção, Meio Ambiente e Saúde.

Página inicial - Acabamentos

Complementos

Conforto - Infraestrutura

Instalações

Planejamento - Sistemas estruturais

Vedações

| Rampas |
Conforto e segurança na acessibilidade.

Conforto e segurança tanto nas áreas de circulação externa como interna são importantes requisitos que devem estar garantidos em todas as construções. Falamos da acessibilidade, assunto no qual as rampas têm papel de destaque. As rampas permitem o acesso entre diferentes níveis de uma edificação e, embora exijam um espaço muito maior que as escadas, são mais confortáveis, suaves e seguras que elas.
 

Detalhes da rampaA utilização da rampa é, assim, obrigatória em locais que devem ser acessíveis às  pessoas limitadas em sua capacidade de locomoção - idosos, enfermos e portadores de deficiências. Dessa forma, escolas, hospitais, clubes, cinemas, teatros, museus e edifícios públicos, de uma maneira geral, dispondo de rampas,  garantem o acesso - confortável e seguro - a qualquer pessoa. É importante observar que as rampas devem ainda possibilitar a circulação de equipamentos dotados de rodas.

Por destinarem-se preferencialmente àquelas pessoas limitadas em sua capacidade de locomoção, o projeto de uma rampa deve considerar, cuidadosamente, aspectos como:
. inclinação compatível,
. largura adequada,
. iluminação, inclusive de emergência,
. piso tátil e antiderrapante,
. corrimãos duplos,
.corrimãos com terminações arredondadas.

É oportuno lembrar que as rampas devem ser preferidas também em saídas de emergência. Devem ser previstos, ainda, patamares nos extremos de uma rampa, bem como patamares intermediários a cada 1,50 metro de elevação.




www.edifique.arq.br
Fale conosco: edifique@edifique.arq.br
Copyright © 1999 [edifique - um sítio de internet com conteúdo].
Direitos reservados.