www.edifique.arq.br

Construção, Meio Ambiente e Saúde.

Página inicial - Acabamentos

Complementos

Conforto - Infraestrutura

Instalações

Planejamento - Sistemas estruturais

Vedações

| Conforto Acústico |

Riscos à Saúde devidos à Poluição Sonora.

Controle do Ruído-Isolamento Acústico.

O nível de ruído em nossas cidades sofreu, nos últimos tempos, enorme incremento, aumentando também os riscos à saúde dos habitantes. À intensidade do som e ao tempo de exposição a ele, estão ligadas: a irritabilidade, a depressão, os distúrbios do sono, a hipertensão, a perda da audição. Assim, aos demais tipos de poluição soma-se hoje a poluição sonora. Soluções voltadas para o isolamento acústico nas construções devem então ser buscadas, para a preservação da saúde e do conforto.

O aumento da frota e circulação de veículos terrestres, o tráfego aéreo e demais ruídos urbanos ( sirenes, obras, etc.), comprometem significativamente a qualidade dos ambientes de um imóvel. Vale destacar aqueles locais onde o conforto acústico é fundamental, como os destinados ao repouso, ao sono, ao estudo, ao trabalho, e ao lazer - residências, escolas, hospitais, cinemas, museus, teatros, auditórios.Alternativas para Isolamento Acústico.

Deve-se lembrar ainda que o menor peso dos modernos materiais de construção, bem como os novos processos de montagem deles tornam o edifício e seus ambientes mais vulneráveis aos ruídos. Tanto àqueles ruídos vindos do exterior como do interior - ruídos aéreos e ruídos de impacto. O som se propaga através de qualquer abertura, por menor que ela seja. Ele pode causar também a vibração dos materiais.

Dessa forma, a preocupação com as características acústicas de uma edificação deve estar presente já na fase de projeto. Isso porque, através de cálculos, pode ser previsto o isolamento acústico de paredes, coberturas, forros, caixilharia, revestimentos, etc., reduzindo significativamente a vulnerabilidade da edificação aos ruídos indesejados e prejudiciais.




Veja ainda:





powered by FreeFind


www.edifique.arq.br
Fale conosco: edifique@edifique.arq.br
Copyright © 1999 [edifique - um sítio de internet com conteúdo]. Direitos reservados.