www.edifique.arq.br

Construção, Meio Ambiente e Saúde.

Página inicial - Acabamentos

Complementos

Conforto - Infraestrutura

Instalações

Planejamento - Sistemas estruturais

Vedações

| Estruturas |

Tipos mais utilizados.

Tradicionalmente, o peso de uma construção representado pela carga do telhado e laje de forro, em edificações térreas, acrescido do peso dos habitantes e do mobiliário, em edificações assobradadas, era suportado pelas paredes. Com as modernas exigências quanto às maiores dimensões livres dos ambientes internos, maior altura dos edifícios e maiores dimensões das janelas, as paredes perderam tal função. Essa passou a ser desempenhada pela estrutura, servindo agora as referidas paredes como simples elementos de vedação.

Tipos de estruturas.São utilizados atualmente, três tipos básicos de estrutura: estrutura de madeira, estrutura de aço ou metálica e estrutura de concreto armado, sendo essa última a mais difundida entre nós. A escolha e o cálculo da estrutura devem ser atribuídas a especialistas: Arquitetos e Engenheiros; profissionais aptos a oferecer soluções técnica e economicamente válidas.

Aspecto importante a ser considerado, além disso, é a proteção ao fogo, das estruturas de madeira e metálicas, aspecto esse que pode onerar ou mesmo inviabilizar o seguro e conseqüentemente a obtenção de financiamento para a construção.




Veja também:





powered by FreeFind


www.edifique.arq.br
Fale conosco: edifique@edifique.arq.br
Copyright © 1999 [edifique - um sítio de internet com conteúdo]. Direitos reservados.