www.edifique.arq.br

Construção, Meio Ambiente e Saúde.

Página inicial - Acabamentos

Complementos

Conforto - Infraestrutura

Instalações

Planejamento - Sistemas estruturais

Vedações

| Pintura |

Sua importância na construção, na saúde e na sustentabilidade.

O item pintura é, certamente, um dos mais abrangentes na Arquitetura e Construção Civil, englobando importantes aspectos técnicos, funcionais, físicos, estéticos e psicológicos. Praticamente todas as superfícies de uma edificação recebem ou poderiam receber pintura - desde uma porta à qual é aplicado verniz, até o acabamento do piso de uma quadra esportiva. De um ponto de vista técnico, a pintura deve proteger e dar acabamento à superfície sobre a qual é aplicada.

Importante no que se refere às paredes é que a pintura deve, também, permitir que elas "respirem", contribuindo, dessa forma, para a obtenção de ambientes saudáveis. Inseparável do tema pintura está a questão da cor, com suas implicações funcionais, estéticas, fisiológicas e psicológicas! Considerações a respeito de conforto térmico, ventilação e iluminação em um edifício, por exemplo, devem, necessariamente, levar em conta a cor das superfícies. Assim também, vale repetir, os efeitos psicológicos dela sobre o ser humano.

Outros aspectos relativos ainda à saúde e à preservação ambiental devem ser observados na escolha das tintas. Processos industriais modernos permitem a obtenção de produtos menos agressivos, como solventes a base de água.




Veja também:





powered by FreeFind


www.edifique.arq.br
Fale conosco: edifique@edifique.arq.br
Copyright © 1999 [edifique - um sítio de internet com conteúdo]. Direitos reservados.