www.edifique.arq.br

Construção, Meio Ambiente e Saúde.

Página inicial - Acabamentos

Complementos

Conforto - Infraestrutura

Instalações

Planejamento - Sistemas estruturais

Vedações


| Fundação |

Os diversos tipos utilizados na Construção Civil.

A fundação de uma edificação destina-se a transmitir as cargas do edifício ao solo. Existem diversos sistemas de fundação cuja utilização depende do tipo e resistência do terreno sobre o qual as cargas da construção serão distribuídas. As fundações podem ser profundas ou superficiais, diretas ou indiretas, dependendo, como já observado, da resistência do solo. Um sistema de fundação profunda indireta consiste - como mostra a figura abaixo - de diversos tipos de estacas e tubulões.

Exemplos de fundações indiretas. Quando superficial, a fundação constitui-se de sapatas onde apóiam-se as paredes. Tais sapatas são a parte da fundação que firma-se diretamente no solo.

As sapatas por sua vez, apesar de superficiais, devem apoiar-se também em camada resistente. Assim, devem ser evitadas cargas em terrenos instáveis ou orgânicos - argilas úmidas - ou aqueles com drenagem deficiente. Tendo em vista que a umidade do solo pode penetrar no alicerce e alvenaria, danificando a construção, é de fundamental importância que a fundação seja corretamente impermeabilizada. Infiltrações no terreno podem colocar em risco os usuários e as construções.





Veja também:





powered by FreeFind


www.edifique.arq.br
Fale conosco: edifique@edifique.arq.br
Copyright © 1999 [edifique - um sítio de internet com conteúdo]. Direitos reservados.